ESTUDOS BÍBLICOS

Saturday, December 06, 2014

ROMPENDO COM O PECADO

"Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus." (1 Pedro 4:1-2)

Entre os diversos conceitos de profundas dimensões teológicas existentes nesses dois versículos, o que me salta aos olhos é o de rompimento com o pecado. As pessoas só podem romper com aquilo que celebraram um compromisso. Podemos romper noivados, namoros, casamentos, promessas, contratos, enfim, alianças.

Quando Pedro diz que Cristo rompeu com o pecado, isso significa que a humanidade possui um pacto com a iniqüidade, uma relação íntima e fiel em como errar o alvo. Possui uma aliança em servir a sua própria vontade em desprezo absoluto à vontade de Deus.

Somos depravados, capazes dos mais sórdidos desejos, pensamentos e ações. Somos moralmente inaceitáveis. Temos uma aliança para a condenação, cuja ruptura fora realizada por Cristo Jesus na cruz do Calvário, levando sobre si todas as nossas faltas, aniquilando o pecado como está escrito: "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados." (Isaías 53:5)

A quebra do vínculo com a pecaminosidade se dá por meio da graça salvadora do Senhor Jesus. Graça que nos conduz ao rompimento por meio de uma "mudança de pensamento" (metanoea), ou seja, por meio do arrependimento, que nos obriga a mudarmos de direção e a termos o mesmo pensamento de Cristo o qual nunca viveu para satisfazer seus desejos, mas, sim, para fazer a vontade de Deus.

Vivemos em tempos onde não queremos servir, mas sermos servidos. Somos individualistas, idólatras do Ego e  estamos dispostos às últimas consequências para fazer valer as nossas vontades, sucumbindo ante ao padrão do Senhor.

Há pessoas que rompem com todas as coisas, com a família, com a ética, com amizades verdadeiras, relacionamento conjugal, com os filhos, com tudo que se apresente como um empecilho para seus "sonhos", mas são incapazes de romper com o único elemento que realmente importa. Sem rompermos com o pecado é impossível termos a mente de Cristo e sermos santificados e termos a vida eterna.

Podemos optar em continuarmos pecando e irmos para o inferno ou podemos buscar a redenção em Cristo Jesus e recebermos a vida eterna!

Portanto, essa é a reflexão exigida, no tempo que nos resta, de que modo estamos vivendo?  Rompendo com o pecado para fazer a vontade de Deus ou em plena comunhão com ele pra satisfazer as concupiscências da carne?

Se você se sentiu tocado por essa mensagem e deseja fazer as pazes com Deus e romper de vez com o pecado, você apenas precisa  repitir de todo o coração essa oração: "Deus Pai Todo-Poderoso, tenho andando de modo completamente contrário à sua vontade, vivendo em pecado. Confesso-os a ti e me arrependo de todos. Muda meu caráter e me faz romper com a iniqüidade. Por isso professo Jesus Cristo como meu Senhor e meu Salvador pessoal. Escreve meu nome no Livro da Vida e me faz ter uma vida de santidade. Em Nome de Jesus! Amém!"

Caso seja a primeira vez que você tenha feito essa oração saiba que agora você faz parte da família de Deus. Busque uma igreja evangélica mais próxima da sua casa e conte ao pastor ou líder que ali estiver  sobre a sua decisão

No comments: