ESTUDOS BÍBLICOS

Thursday, September 11, 2014

PROVAÇÃO E CARÁTER

por Juliano Henrique Delphino
Deuteronomio 8:2 - Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Em minha caminhada cristã tive um pastor daqueles que, se fosse possível, gostaria de nunca tê-lo conhecido. Contudo, acredito que o Senhor permitiu que a gente se encontrasse por dois motivos:
        1- para me servir de exemplo de tudo o que é abominável em um líder;
        2- para me marcar com a única frase útil que saiu de sua boca: - "Deus não está preocupado com o seu conforto, mas com o seu caráter!"

Não é exclusividade da Era Contemporânea a busca pelo conforto e bem-estar. Desde a Antiguidade o homem é egoísta, frívolo e individualista. Talvez por circunstâncias e estruturas do poder essas marcas sejam tão evidentes em todos atualmente ao invés de serem apenas marcas de uma elite, como no passado. O fato é que estamos sempre preocupados com o nosso umbigo.

Não somos simples e nem queremos apenas "o pão nosso de cada dia". Somos obstinados, mimados e a todo custo servimos ao único "deus" que "realmente" importa: o nosso Ego!

Satanás sabe disso e por isso em sua disputa com Deus sobre o caráter de Jó disse: - "Pele por pele! Um homem dará tudo o que tem pela sua vida" (Jó 2:4)  É evidente que nesse caso ele errou e errou feio, mas a experiência nos mostra que a tendência das pessoas é de serem dominadas por suas pulsões.

Diante dessa idolatria do "Eu", desconfio e não acredito na sinceridade e benevolência de toda ética secular. A razão é bem simples, enquanto o fundamento elementar de qualquer edifício moral for o amor supremo ao "Eu",  não existe nenhum tipo de sacrifício real, pois inclusive o "morrer por uma causa ou por alguém" nada mais é do que uma forma velada de culto da personalidade.

Desta sorte, nada disso passam de meros mecanismos de controle social defendendo os mais sórdidos interesses privativos, como forma de assujeitamento e dominação das massas.  Nesse sentido, comungo um pouco com o pensamento anárquico de Max Stirner e de sua "Sociedade dos Egoístas".

Um homem só consegue verdadeiramente ser ético se e somente se conseguir amar a Deus acima de todas as coisas. Está na destruição do Ego e no restabelecimento do governo do Espírito de Deus sobre o espírito humano o princípio da construção de um caráter aprovado.

Ao contrário do que se pensa, caráter não se nasce, se constrói. E a forma como Deus molda o nosso ser para sermos conforme a sua imagem e semelhança é através da provação.

O povo de Israel, da saída do Egito para a terra prometida, ficou quarenta anos vagando no deserto. O texto de Deuteronômio é muito claro, o motivo das dificuldades foi a ação de Deus moldando o caráter de uma nação a fim de revelar as intenções do coração na criação de uma obediência proveniente de um amor sincero e não de uma exterioridade efêmera e hipócrita.

Precisamos entender que sempre temos de escolher o caminho da Porta Estreita. Dilemas éticos nos são postos diariamente e a decisão não deve ser pautada para uma solução que nos seja mais conveniente, mas, sim, para aquela que é segundo à vontade de Deus! E decidir segundo a vontade de Jesus, pode nos trazer várias dificuldades e desconfortos pessoais.

O maior exemplo te todos foi o de Jesus de Nazaré. Ele é o Filho do Homem, o Messias, o Sumo-Sacerdote Escatológico, o Profeta, o Filho de Deus, o Alfa e o Ômega, não porque preencheu as expectativas pseudo-messiânicas dos fariseus e saduceus, mas porque foi o Servo-Sofredor como era do agrado do Pai.

No comments: