"Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida." ( Romanos 4:4)
por Juliano Henrique Delphino
O ser humano tem em sua mente a "lei da retribuição". Talvez esse pensamento tenha surgido da observação da natureza, notadamente a agricultura, pois, via de regra, aquilo que eu planto, eu colho.
Extrapolando tal concepção para outros aspectos temos a lei da causa e efeito, do "olho por olho, dente por dente", da pena enquanto um consequente retributivo, do karma, e tantas outras visões éticas e religiosas sobre uma lógica interna do universo contra as forças do caos.
De qualquer forma o que esses paradigmas tem em comum é a autossuficiência de determinamos o nosso destino. Está nas minhas mãos o céu e o inferno, o nirvana e o karma, a luz e o umbral e toda a dualidade arquetípica ao longo da da existência humana.
Contudo, tal visão ignora Àquele da qual todas as coisas vieram e nele existe e subsiste: Deus.
Deus não é uma força, tampouco abandonou a humanidade à sua própria sorte. O Senhor é um Deus moral, pessoal e soberano. Deus é Santo e abomina o pecado. Quando fazemos um mal, pecamos. A consequência do "hamartia" (pecado) é o thanatos (morte). Sendo assim, todos nós deveríamos ir para o inferno!
No mundo espiritual, no tocante à vida eterna inexiste a "lei do jeitinho". Se eu cozinho comida com fezes, não é colocando tempero que agora fica bom para comer. Um tiquinho de cocô estraga todo o prato.
É impossível o homem salvar a si mesmo!
Boas obras não requerem mérito, mas é obrigação. Ninguém louva o ladrão porque parou de roubar. Do mesmo modo as obras não podem comprar a nossa passagem para o céu, pois se assim o fosse, Deus passa de credor à devedor dos bons obreiros.
Essa é a maravilha da graça! Que Deus nos ama em nossas misérias!
O maior engano de todos é achar que precisamos fazer coisas boas para expurgar o mal de nós. Contudo, a natureza humana decaída é depravada. É preciso entender que o cristão não pratica boas obras para ser salvo, mas porque ele é salvo é que pratica boas obras.
O mérito é todo Dele, de Jesus!
Só através de Cristo, aceitando-o como Senhor e Salvador uma homem pode ser salvo.
Deus não nos deve salário!
No comments:
Post a Comment