ESTUDOS BÍBLICOS

Friday, September 29, 2006

MULHER VIRTUOSA

por Juliano Henrique Delphino

10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. 12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca lä e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. 14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. 15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. 16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mäos. 17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. 18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. 20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. 21 Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. 22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. 23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. 24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. 25 A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. 26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. 27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. 29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! 30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mäos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
(Provérbios 31: 10-31)


Hoje, nesse novo tópico, vou dispensar uma nota introdutória e serei claro e direto. A escolha da(o)companheira(o) que vem de Deus é o desejo de todo o cristão. Ninguém namora pensando em terminar, ou casa pensando em se divorciar. Mas todos buscam um amor verdadeiro que seja para vida toda.

Ocorre que o número de relacionamentos mal sucedidos sofreu um incremento considerável nos últimos tempos, especialmente no meio evangélico. Qual a razão disso? Qual a causa de tanta frustração?

Deixando de lado toda a argumentação da sexolatria e da ação de Satanás para destruir a família, é certo que grande parte dos rompimentos se deve por escolhas equivocadas. A Bíblia, em Oséias 4:6a, diz : “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Portanto, antes dos elementos subjetivos (afinidade, amor, desejo etc.), há critérios objetivos determinados por Deus que devem nortear a decisão. Saiba que não existe mulher (ou homem) perfeita. Mas existe a pessoa criada por Deus que pode te abençoar.

Para tanto, a fim de dar o conhecimento, colocarei em pontos os quesitos que devem ser preenchidos, sem os quais, o ideal é nem pensar em se relacionar com alguém que não se enquadra.

1 – O compromisso espiritual da outra pessoa deve ser equivalente ou maior que o teu. (2 Coríntios 6:14-18)

Não se fie em jugo desigual. O desequilíbrio sobre valores espirituais é o primeiro passo para o surgimento de problemas. Fatalmente é mais fácil você cair do que elevar o nível do outro. Um crente não deve namorar ou casar com um incrédulo, pois os valores são muito dispares. Com certeza surgirão conflitos sobre questões como religião, sexo antes do casamento, virgindade, lugares de freqüência etc.
A desigualdade inclui, também, desníveis entre crentes. Isto é, se você sente um chamado especial para a obra (missões, pastoreio, evangelismo etc), não dá para você se relacionar com alguém cujas metas inclui apenas ser um bom cristão, dedicando seus esforços em outra direção.
Enfim, diferenças de prioridades acarretam a conflitos futuros. Pense nisto!

2 – Fidelidade deve ser uma das principais virtudes

A primeira característica da mulher virtuosa, descrita em provérbios, é a sua fidelidade. No versículo 11 diz que o coração de seu marido está nela confiado. Sendo assim, sentimentos como desconfiança e ciúmes não fazem parte do relacionamento nos moldes bíblicos. Salvo o caso de ciúmes desmotivado (então o problema não é o outro, mas você!), se não existe confiança ou potencial de plena confiança no outro, esqueça! Nem inicie! Significa que você não reconhece essa virtude no outro, ou talvez essa virtude não exista em você (pois aquele que é infiel, vê infidelidade em tudo!)

3 – Santidade é fundamental.

A mulher virtuosa teme a Deus e pauta sua vida pelos mandamentos do Senhor. Como diz o versículo 12, ela dó faz o bem, e não o mal, todos os dias da sua vida. Lembrando-se que se trata de um texto da Velha Aliança, dizer que só faz o bem e rejeita o mal significa que é uma mulher que cumpre a Lei. Nos termos atuais, significa que é uma pessoa temente e obediente à Cristo.
Se você não vê isso na outra pessoa – esse compromisso profundo e íntimo com Jesus – é porque lhe falta virtude. E sem essa virtude, dificilmente será possível o vínculo se manter (entra na questão do jugo desigual).

4- Dedicação e cuidado.

A mulher virtuosa é aquela que tem uma dedicação acima da média pela sua família e pela pessoa que ela ama. Portanto, saber se a garota é obediente aos pais, se cuida dos irmãos, avós, revela que se dedicará e cuidará de você. Alguém que não honra os pais, como poderá te amar? É alguém humilde e simples. Não vive de ostentação e de deslumbramento. Mas pensa em somar e construir o seu lar. Os versículos 13 a 22 descrevem essa dedicação e esse cuidado com as pessoas que a cercam.

5- É o sustentáculo do marido.

A mulher virtuosa não é aquela que joga areia, mas, sim, é um dos motivos do seu sucesso. Alguém que te apóia em todos os sentidos. E te cobra quando você estiver errado. É só observar o que essa pessoa representa para aqueles que a cercam. Se ela não é motivo de benção na vida dos outros, nunca será motivo de benção na sua vida!

O marido da mulher virtuosa é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra (v. 23). É um homem de honra e de sabedoria, porque a sua mulher garante a sua base e assegura o seu bom nome. Ela o honra (exemplo: Ester), não o vitupera (exemplo: Vasti).
Desamor, insubmissão, repúdio e agressividade, são características de quem nunca será seu suporte (isso serve tanto para homem quanto para mulher). Mulher insubmissa não é mulher virtuosa (não confunda submissão com escravidão). Homem violento e em desamor não é um homem de Deus (o homem de Deus vive por amor da sua família e honra a sua mulher em todos os sentidos.)

6- A sua maior beleza não é a física, mas o seu caráter.

Se a aparência da mulher fala mais alto do que seu caráter, não se trata de uma mulher virtuosa. Mas de uma fútil, vaidosa e vazia. O mesmo se aplica ao homem. Se a sua maior característica está no poder de seus músculos ou no seu dinheiro, você é um homem vulgar, não um homem de Deus. Mulheres virtuosas não são entregues a homens ordinários, mas somente a servos do Deus vivo.

Do versículo 24 ao 31, é o caráter da mulher que é ressaltado.

O texto termina com um paralelismo antitético, contrapondo aparência com caráter; exterior com interior; beleza física com valores; “Enganosa é a beleza e vä a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” (v. 30)

CONCLUSÃO

Portanto, se a pessoa que você está interessada destoa de qualquer um dos requisitos acima: não inicie um relacionamento! A paciência é uma das virtudes do cristão. Aguarde em Deus. Não se precipite! É claro que somente esses quesitos não são garantia de felicidade eterna, pois relacionamento depende de esforço (de procurar viver o padrão de Deus) e também depende de você (se você é e se enquadra como mulher ou homem de Deus, ou seja, como alguém virtuoso)!

Não peque por falta de conhecimento! Amanhã não culpe a Deus pelos seus equívocos! Lembre-se: depois que casar, não tem volta!

6 comments:

Anonymous said...

O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolencia do Senhor(proverbio 18:22)Nada pode ser mais importante para o homem de Deus do que a escolha de sua futura esposa, ela precisa ser tanto de Deus quanto ele, para tanto em primeiro lugar o homem de Deus deve procurar achar uma moça cuja a beleza esteja primeiro em seu coraçao,como esta em 1Samuel 16.7 Deus nao ve como o homem ,Deus ve o coraçao e assim deve ser o homem de Deus, o homem de Deus precisa procurar uma moça que alem de ser cheia do Espirito de Deus tenha os mesmos objetivos que ele que esteja disposta a pagar qualquer preço para somar com ele na realizaçao da Obra de Deus e da Sua vontade.Se o homem perceber que ela nao é uma mulher virtuosa o melhor a se fazer é nem levar o relacinamento a diante mesmo que ja estejam noivos, claro que pode passar pela cabeça que se assumiu um compromisso e como voce ficaria diante da sociedade porem é melhor ficar vermelho por algumas horas do que decepicionado pelo resto da vida.O segredo é nao ser ancioso saber esperar em Deus pois Ele é fiel e justo e conhece o seu coraçao.

Anonymous said...

Muito bom esse estudo, pena que não o tenha lido há tempo...rs
Mais vou tentar segui-lo pra não me equivocar novamente...obrigado meu amigo!!
Deus o abençoe e prepare uma mulher virtuosa para ti!!!
Beijusss
Dry

Anonymous said...

Grande Juliano, sempre um exemplo pra mim ! Parabéns, ótimo texto, tudo o que a gente precisa saber. Quando crescer quero ser igual a você !

Abração !

Anonymous said...

GUS

Muito boa realmente a reflexão biblica sobre esse assunto tão negligênciado hj em dia no meio evangélico em geral, e porque naum ser realista e falar tbm na nossa igreja local. Já vi algumas coisas de me deixar de cabelo em pé como cristão, e uma delas é uma parte significante dos jovens e adolescentes buscando relacionamentos "diferenciados" como alguns dizem... Óbvio que estou falando diretamente pra pessoas que são hj em dia novas criaturas em Cristo, não me direcionando em nada ao tipo de relacionamentos que todos nós pudemos ter tido qd estavamos nas trevas sem Jesus.

Realmente naum me vejo como alguem especial, melhor ou pior que ninguem, mas existem coisas que tenho orgulho de dizer em voz alta:

1- Minha esposa foi minha primeira namorada, e foi só aos 18 anos de idade. Chances pra namorar com algumas outras eu tive, mas mesmo naum tendo maturidade na época, sempre entreguei na mão de Deus pedindo pra ele me guardar e que a vontade dEle fosse cumprimada em minha vida, por isso creio que Ele foi fiel a mim e sempre deu um jeito de nunca nada dar certo antes;

2- Nunca "passei a mão" na minha esposa em épocas de namoro ou noivado, nunca relei a minha mão em qq lugar que de alguma forma a defralda-se perante Deus ou os homems;

3- Sempre conversamos sobre entendimentos de como é um relacionando sadio perante Deus em todas as suas fases baseados na Biblia, nunca escondi nada pra naum correr o risco de descobrir as coisas depois de casados (pq ai naum teria mais volta);

4- Posso naum ser perfeito como homem ou marido, mas nunca prometi a minha esposa nem em namoro nem em casamento que mudaria algo sabendo eu que seria impossível ou que naum concorda-se com a nessecidade de tal mudança;

5- Casamos virgens, minha esposa e eu;


Naum fiz essas coisas pra minha nem pra glória dela, mas pra glória daquEle a quem tenho um minimo de obrigação de refletir a mesma santidade que me inspira a viver e me relacionar com as pessoas deste mundo. Graças a Ele eu tive um bom discipulado em épocas de noivado pra ter certeza do próximo passo que seria o casamento, na verdade fiz dois discipulados com pastores diferentes na época simplismente por entender que naum poderia tomar qq passo na minha vida sem ter certeza da vontade de Deus nos meus caminhos e nos delas, mas entendo que tudo deu certo naum simplismente pq Ele queria, pois isso Ele sempre quer, mas porque nós nos colocamos na fenda e buscamos ter uma vida integra e irrepreencível perante todos durante os 5 anos de relacionamentos que tivemos entre começo de namoro e casamento.

Isso que fiz em parte foi um sacrificio, mas foi ínfimo comparada ao sacrificio daquele que me amou e me salvou e me criou.

O que fiz é o minimo que espero dos outros irmãos que estão sentados do meu lado na minha igreja local e ao redor do mundo, pois realmente naum acho ser melhor que ninguem... busquei apenas seguir os passos acima mostrados pelo Juliano e qd tomei por uma decisão a mantive o mais reta possível dentroa das minhas limitações como humano.

Um grande abraço
GUS

Anonymous said...

Muito bom o estudoo !!

Agora alguma menina vai ter que fazer o estudo Varão virtuoso !! rsrs !! Brincadeiras a parte , creio que o estudo foi muito edificante para homens e mulheres ...

Best Regards !!!

Anonymous said...

Sábias palavras,e seu reconhecimento é louvável.Lembrando que para sermos virtuosos devemos beber da fonte do AMOR, porque sem ele não alcançaremos as demais virtudes.
Deus te abençoe.
Rose Oliveira