ESTUDOS BÍBLICOS

Friday, April 08, 2005

GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS

por Juliano Henrique Delphino

“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
(Romanos 8:26)


De modo simples, orar é conversar com Deus. É expor o nosso coração diante do Pai estabelecendo uma relação de intimidade. A oração se dá de inúmeros modos: em pensamento, em louvores etc. Às vezes um simples suspiro ou um choro vale mais do que mil palavras (“... e Ezequias chorou amargamente.” - Isaías 38:3b).

Existe um mito de que Deus precisa de nossas orações. A verdade é que não precisamos falar nada para que Ele saiba o que se sucede conosco. Sendo a onisciência uma das características de Sua soberania, Deus conhece todas as coisas. Como se diz, “... antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor” (Salmo 139:4).

Todavia, somos nós que necessitamos de Deus. Em Cristo Jesus temos hoje livre acesso ao Pai, o que nos permite colocar todas as nossas ansiedades diante de Sua presença, sem intermediários. E é através da oração – veículo pelo qual o Senhor permite que nos acheguemos a Ele – que se dá esse “aproximar-se”, demonstrando humildade e sentimento de dependência.

Deus nos ouve!

A oração tem o poder de mexer no sobrenatural: “A oração de um justo é poderosa e eficaz.”(Tiago 5:16b). Atua tanto que, sempre que oramos no nome de Jesus, o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis, em um clamor que não se expressa ou se manifesta em palavras, mas ultrapassa a nossa realidade atingindo a esfera espiritual, transformando o universo, fazendo a natureza tremer, transcendendo o entendimento humano. Isto é, o Espírito Santo se move em nosso favor quando nós oramos.

Ora, nada é por acaso, mas em tudo o Senhor tem uma razão, porque “sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”(Romanos 8:28)

Com efeito, a oração acompanhada de fé em Cristo Jesus reverbera no mundo espiritual de tal sorte que carrega consigo a soberania de Deus, ou seja, o Espírito Santo traduz as nossas angústias levando ao conhecimento do Pai e, conseqüentemente, Deus age para o nosso bem.

É neste sentido que os gemidos inexprimíveis deve ser interpretado. Por causa da nossa oração, Deus move o mundo por amor a nós.

O Espírito de Deus que estava presente na criação, posto que se movia sobre a face das águas (Gênesis 1:2), agora está presente na recriação, interferindo na oração dos nascidos de novo (João 3:3-8), movendo tudo com gemidos inexprimíveis para abençoar os seus Filhos.

Portanto, sempre que você orar, lembre-se que o Espírito Santo está junto com você, com um clamor que não se põe em palavras e com um poder absoluto capaz de mudar radicalmente todas as coisas em seu favor.

Oremos sempre no espírito, porque a oração é capaz de transformar o mundo!

20 comments:

Anonymous said...

hehe, é muito interessante o modo como Deus age meeeeesmo,.Acabei de chegar da reunião dos missionários e corri para o computador pra resolver assuntos da reunião e resolvi ler este texto...e pra minha surpresa:Oração.A surpresa se dá, pois a meditação que tivemos hoje la na reunião foi também sobre oração.
Deus tem falado muito comigo nesse sentido e o que mais tenho experimentado e tem sido grandioso na minha vida é a questão que as vezes você entrar no seu quarto pra falar com Deus e não ter nada, absolutamente nada pra falar, você sabe que há muita coisa a ser dita e você não sabe nem por onde começar, nessas horas eu me lebro de uma canção da Fernanda Brum que diz:Espírito santo, ore por mim, leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso, use as palavras que eu necessito usar mas não consigo, me ajude nas minhas fraquezas, NÃO SEI COMO DEVO PEDIR, Espírito Santo, vem interceder por mim, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Ti, Espírito Santo, vem orar por mim....
E è exatamente isso que venho descobrindo a cada dia o papel que o Espírito Santo tem em nossas vidas, de interceder pelas coisas mais intimas de nossos corações, pedindo ao Pai, levando a Deus nossas orações de modo que a paz possa preencher nossas vidas, pois assim Deus conhece plenamente tudo que há la dentro bem escondido, não que Ele não conheça, a diferença é que assim nós damos a Deus o livre acesso a certos "espaços" do nosso coração.
Bem, acho que era pra comentar né? Hehe foi mal!!!Ta muito show mesmo, que Deus continue te abençoando e te usando como tem feito ate aqui, pois você, Ju, é muito especial pra Deus...e pra mim tbm...
Bjus fe

Anonymous said...

e eu que achei que o unico intersessor era Jesus Cristo,agora o espirito santo tambem é então maria e os santos tambem são,assim os catolicos estão certos não é so Jesus o intersessor. AMEM.

Marco said...

A oração feita com o espírito santo é algo realmente divino, quando o envocamos em nome de Jesus que realiza está conexão com o Pai de forma direta. Realmente nossos pedidos seja este qual for, são atendidos quando o espírito santo o sente com força e crença própria naquilo que não se vê, mas que algo com certeza vai acontecer que é a FÉ.
Quanto ao comentário da amiga acima, acho que ela interpretou mal ao colocar maria e os demais santos como intersessor ou intermediário, pois leia novamente atentamente a conversa é feita de forma DIRETA com DEUS quando clamamos o nome de JESUS, sem a presença de maria ou santos. Lembre-se que DEUS abominou qualquer tipo de imagem, bustos, bonecos, ou qualquer outra forma que não se manifestam. Quando uma pessoa pede na frente de uma dessas imagens e são atendidas, compreendam, não são por meios destas formas que o PAI os atendem, mas sim quando DEUS sente a manifestação da FÉ nos corações dos filhos(as).

Anonymous said...

Obrigada pelo texto, estou em um momento em que não sei como orar. Tenho um grande problema, confio em Deus, não sei como devo pedir, só sei que Deus está no controle. Gostaria que ele afastasse de mim esse calice, mas seja feita a sua vontade. O ES intercede por mim.
Bela música get you back.

Anonymous said...

Esse texto de Romanos é maravilhoso. Mas, irmãos, que não sejamos confundidos. Prestemos atenção ao texto.
"Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
No entanto, é necessário que nos acheguemos a Deus, e mesmo que não saibamos o que pedir, através de nossa fé, o Espírito de Deus intercederá por nós. Devemos bucar a Deus em espírito e em verdade. E com verdade, mesmo sem sabermos pedir o que nos convém o Espírito de Deus intercederá por nós com gemidos inexprimíveis.

Lucas said...

um anônimo realmente muito burro ali em cima conseguiu deduzir que só pq Jesus (que ressuscitou) e o Esp.Sto. (que nunca morreu, pois é espiritual) intercedem, Maria (de carne e já morta) tbm intercede.


AHHHHHHHHHHHHHHHHH ignorância do inferno! ser burro deve ser complicado

Ricardo said...

JESUS é DEUS bem como o ESPÍRITO SANTO é DEUS. É a trindade. Eles sempre existiram. Maria foi a mulher que ficou grávida de Deus porque assim Ele manifestou a sua vontade mas ela não possui Seus atributos, isto é, onipotência, onipresença e onisciência. Como Maria poderia estar em todos os lugares e estar ciente dos pedidos (onipresença e onisciência) para ouvir o que cada um pede para ela?

BOONE said...

É LAMENTÁVEL VER PESSOAS QUE ANDA SE DEIXAM ENGANAR COM FALSAS DOUTRINAS, E AINDA OUTRAS SEM QUALQUER PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO, SÃO CAPAZES DE OFENDER OUTROS QUE PRECISÃO DE AJUDAS PARA COMPREENDER AS ESCRITURAS, É LAMENTÁVEL ALGUNS COMENTÁRIOS ENCIMA DE UM TEXTO MUITO BEM ELABORADO.

Anonymous said...

O Espirito Santo é Jesus!!!

Anonymous said...

A melhor resposta que resume tudo é a do Ricardo. Parabens.

Unknown said...

MARIA..nossa intercessora junto a JESUS.

Unknown said...

Maria..nossa intercessora...escolhida por DEUS

Unknown said...

O Espirito Santo não substituí Jesus na hora de intereder, Jesus quando ascendeu aos Céus, Ele mesmo disse que deixaria um cosolador. Está é a gucao doEspirito Santos, consolar. É é exatamente isso que Ele tem feito.

Unknown said...

Não, o Espirito Santo não é Jesus, mas faz parte da Trindade. Pai, Filho e Espirito Santo.

Unknown said...

Amigo ao se sentir angustiado e precisando que Deus solucione os seus problemas, só existem três maneiras. Orar, entregar, e confiar!

Unknown said...

Me desculpa a franqueza, mas não se responde assim para qualquer pessoa com grosseria e agressão. Deus não compactua com este tipo de comportamento. Ele pode não ser burro, apenas lhe falte informacao. Porque ao invés de agredir você não procura esclarece-lo melhor. Você não acha?

Unknown said...

Exatamente!!!

Unknown said...

Faltou humilde na resposta

Unknown said...

Faltou humilde na resposta

Unknown said...

Faltou humilde na resposta